blog sobre o problema do mundo actual que é a Sida

Monday, May 07, 2007

O que são doenças oportunistas e como se verificam no doente?
As doenças oportunistas são doenças causadas por agentes, como outros vírus, bactérias e parasitas, que são comuns mas normalmente não causam doença ou causam apenas doenças moderadas, devido à resposta imunitária eficiente. No doente com SIDA, manifestam-se como doenças potencialmente mortais:
Infecções por vírus: Citomegalovirus, Herpes simples, Epstein-Barr;
Infecções por bactérias: Mycobacterium avium-intracelulare, outras microbactérias que normalmente não causam doenças, Mycobacterium tuberculosis, Salmonella, outras.;
Infecções por fungos: Candidíase dos pulmões ou esófago, pneumonia por Pneumocystis carinii; Criptococose, Histoplasmose, Coccidiomicose;
Infecções por parasitas: Toxoplasmose, Criptosporidiose, Isosporidiose;
Neoplasias: cancros como linfoma e linfoma de Hodgkins, causado pelo vírus Epstein-Barr, sarcoma de Kaposi .
Outras condições incluem encefalopatia causada por HIV que leva à demência e é uma acção directa do vírus nos micróglios (células cerebrais semelhantes a macrófagos) que infecta. Um achado característico é a leucoplaquia pilosa (placa branca pilosa na boca) devida ao vírus Epstein-Barr.
Quando se adquire a infecção pelo HIV pode não se ter qualquer sintoma ou, então, ter um quadro febril tipo gripal. Em seguida, o doente fica sem sintomas durante um período variável que pode ser de anos, em média de 8 a 10 anos, sentindo-se bem. Nesta fase, como em todas as fases da infecção, existe possibilidade de transmissão da doença a outras pessoas. Após este período assintomático, surge a fase sintomática da infecção em que o doente começa a ter sintomas e sinais de doença, indicativos da existência de uma diminuição das defesas do organismo. O doente pode referir cansaço não habitual, perda de peso, suores nocturnos, falta de apetite, diarreia, queda de cabelo, pele seca e descamativa, entre outros sintomas. Podem surgir algumas manifestações oportunistas como a candidose oral (infecção da boca por fungos), candidoses vaginais de repetição, um episódio de herpes zoster ("zona"), episódios de herpes simples de repetição (oral ou genital), etc. Mais tarde podem surgir infecções graves, como tuberculose, pneumonia por Pneumocystis carinii, meningite, o citomegalovirus (um vírus que afecta os olhos e os intestinos), a toxoplasmose (que pode causar lesões graves no cérebro), a criptosporidiose (uma doença intestinal), o sarcoma de Kaposi (uma forma de cancro que provoca o aparecimento de pequenos tumores na pele em várias zonas do corpo e pode, também, afectar o sistema gastrointestinal e os pulmões), entre outras manifestações oportunistas possíveis e indicadoras de uma grave imunodepressão (diminuição acentuada das defesas do organismo humano).
A SIDA provoca ainda perturbações como perda de peso, tumores no cérebro e outros problemas de saúde que, sem tratamento, podem levar à morte. Esta síndrome manifesta-se e evolui de modo diferente de pessoa para pessoa.

*Criptobyosporis
*Cytomegalovirus

0 Comments:

Post a Comment

<< Home