blog sobre o problema do mundo actual que é a Sida

Sunday, May 06, 2007

Glossário HIV - SIDA

Ácido nucléico
Material genético presente em células e microorganismos. Gere a actividade celular nos seres vivos e proporciona a transferência de informações genéticas para outras gerações. No caso dos vírus, pode ser ácido desoxirribonucléico (ADN) ou ácido ribonucléico (ARN).


Adenóides
Tecido semelhante a uma glândula linfática (gânglio linfático) situado na parte posterior das fossas nasais, ou seja atrás do nariz, acima e atrás do palato mole (céu da boca).

ADN
Abreviatura de ácido desoxirribonucleico - ácido nucléico. Trata-se de uma macromolécula longa, formada pela junção de um grande número de nucleotídeos. Constitui uma espécie de código e é o portador da informação genética de geração em geração.

AIDS
Sigla original da expressão em inglês «Acquired Immune Deficiency Syndrome». Em francês, português e espanhol, a sigla correspondente é SIDA. No Brasil, usa-se AIDS (ver SIDA).

Amígdalas
Também denominados tonsilas, são glândulas constituídas por uma massa de tecido linfóide que tem a forma e o tamanho de uma amêndoa, e situam-se de cada lado da entrada da garganta.

Análises sanguíneas
Testes pormenorizados que servem para verificar, qualitativa e quantitativamente, os constituintes do sangue.

Análogos de nucleósidos
Classe de medicamentos anti-retrovíricos.

Anticorpo
Substância que se forma no organismo em resposta a um antigénio, seja alimentar, químico ou biológico. A sua presença significa que a reacção de defesa do corpo atingiu o pico máximo contra o antigénio que está a afectar o organismo.
Antigénio
Substância que estimula a produção de anticorpos específicos, tem origens diversas, nomeadamente de células vegetais, animais, bactérias ou de albuminas dissolvidas, e pode ser inofensiva, bastante tóxica ou virulenta.
Anti-Retrovíricos
Nome dado aos medicamentos que combatem o VIH, pertencente à família dos retrovírus.

ARN

Abreviatura de Ácido Ribonucleico - ácido nucléico formado a partir do ADN. Transporta aminoácidos e orienta a síntese de proteínas. No caso dos vírus formados por ARN, é o responsável pela transmissão genética. O mRNA é o sintetizador a partir do ADN que actua como modelo de ARN mensageiro (mRNA).

Ataxia

Perda da coordenação dos músculos.
AUC
Designa em inglês, a curva de concentração plasmática de um determinado composto químico / fármaco, ao longo do tempo ("Area Under the Curve").

Baço
Órgão linfático situado no hipocôndrio esquerdo (uma das partes laterais do abdómen por baixo das falsas costelas). Tem a missão de produzir linfócitos que são libertados no sangue circulante, tomando parte nos fenómenos necessários para a síntese de anticorpos. É oval, mole e esponjoso, de cor vermelho-violácea escura. No adulto, mede cerca de 13 centímetros de comprimento e 8 a 10 centímetros de largura e pesa, normalmente, 150 gramas.

Campilobacter
Trata-se de uma bactéria que causa uma infecção a nível gastrointestinal e que pode afectar qualquer pessoa, embora seja mais comum nas crianças com menos de cinco anos e em jovens adultos. Os sintomas tornam-se mais agudos nos idosos e em pessoas com outros problemas de saúde.
Cancro ou carcinoma
Doença, na maioria dos casos mortal, que se caracteriza por uma proliferação anormal e anárquica de células de um tecido ou de um órgão.
Candidose
Infecção causada pelo fungo Candida albicans. Quando localizada a nível genital caracteriza-se por corrimento vaginal esbranquiçado, comichão e inflamação das mucosas (estas ficam avermelhadas e cobertas por placas). Não se transmite apenas por via sexual, contudo, é considerada uma Doença Sexualmente Transmissível (DST). Nos casos de imunodepressão, pode aparecer também no pénis, na boca, no esófago, entre outros locais do corpo.

Carga vírica
Teste que permite a determinação da quantidade de VIH que está a circular pelo organismo de uma pessoa infectada. A carga vírica é calculada em número de cópias de ARN do VIH por mililitros de plasma.

CCR
5
Proteína receptora das beta-quimiocinas. Encontra-se na membrana das células do sistema imunológico e serve para as células comunicarem entre si.
Célula
Unidade fundamental, morfológica e funcional, de qualquer organismo vivo, de forma variável e dimensões geralmente microscópicas, é responsável pela reprodução, desenvolvimento e hereditariedade dos seres vivos. A maioria tem um tamanho entre 1 e 100 µm (1 micrómetro é igual a 0,001 mm).
Células CD4
Nome dado aos linfócitos T4 ou linfócitos T auxiliadores, que são células do sistema imunológico e o alvo do VIH quando entra no corpo, sendo a partir delas que o vírus se multiplica. Têm como função alertar as outras células para a necessidade de combater os agentes infecciosos invasores.
Células T
Nome dado aos linfócitos T, células que fazem parte do sistema imunológico e que podem ser de dois tipos: T4 e T8. As primeiras alertam o sistema imunológico para a necessidade de lutar contra o atacante; as segundas são aquelas que destroem as células que se encontram infectadas.
Circulação sanguínea
Movimento contínuo do sangue que é provocado e mantido pelo coração, sob o controlo do sistema nervoso, permitindo as trocas indispensáveis ao metabolismo, isto é, ao transporte das matérias nutritivas para os tecidos e à expulsão de resíduos. A sua interrupção causa a morte em instantes.
Citomegalovírus (CMV)
Vírus pertencente ao grupo dos herpesvírus, que pode afectar vários órgãos. A infecção pelo CMV ocorre, muitas vezes, por via sexual. Nos doentes com SIDA, pode afectar os olhos, o sistema digestivo e o sistema nervoso central. Nas pessoas sem alterações imunológicas, geralmente não apresenta quaisquer sintomas, mas pode provocar aumento de volume do fígado ou do baço, erupções cutâneas, irritação na garganta, dor e mal-estar generalizado.

Clamidiose

Também denominada de uretrite ou cervicite inespecífica, é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Chlamydia trachomatis e que pode atacar homens e mulheres. Se não for tratada, poderá provocar infertilidade permanente e, em caso de gravidez, haverá riscos de infecção nos olhos ou nos pulmões do feto ou do recém-nascido.

CNLCS

Sigla da Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA. Organismo governamental criado em 15 de Fevereiro de 1990, por despacho ministerial, para coordenar a problemática da infecção pelo VIH/SIDA a nível nacional e estabelecer as necessárias articulações em termos internacionais. Foi extinta em 2005.
Cocktail
Nome popular dado ao conjunto dos comprimidos e cápsulas que compõem a terapia combinada de anti-retrovíricos.

Codão

Do inglês Codon, é uma sequência de três nucleotídeos numa molécula de ADN ou ARN mensageiro que forma um código para a criação de cada aminoácido de uma proteína.

Código genético
O mesmo que Genoma.

Cryptosporidium

Nome de um protozoário que pode causar diarreia.

Cromossoma
Pequeno corpo, formado principalmente por ADN e proteínas, que se encontra no núcleo das células e em cuja estrutura se encontram os genes.

CXCR
4
Proteína receptora das alfa-quimiocinas. Encontra-se na membrana das células do sistema imunológico e serve para as células comunicarem entre si.

Depressão
Diminuição das capacidades de um órgão. Termo geralmente utilizado para caracterizar um estado mental confuso, associado a uma fadiga permanente, falta de concentração e coordenação de ideias, ansiedade e tristeza.

DST

Sigla de Doença Sexualmente Transmissível. Engloba qualquer doença infecciosa causada por microorganismos transmitidos por contacto sexual. Entre as DST encontram-se, além da SIDA, a sífilis, a gonorreia e a clamidiose. Popularmente, este tipo de maleitas é conhecido por doenças venéreas.

Efeitos secundários
Conjunto de manifestações patológicas que sucedem após a toma de um medicamento.

ELISA
Sigla de «Enzime Linked Immuno-Sorbent Assay». Testes utilizados para detectar a presença de anticorpos para o VIH (mas não só) e que são a primeira forma de diagnóstico da seropositividade, já que permitem detectar a presença de anticorpos do VIH no sangue.

Enzima
Substância orgânica, constituída por proteínas e produzida por células vivas, que actua como acelerador de certas reacções químicas.
Espermicida
Actua na superfície dos espermatozóides, impedindo que estes se movam e alcancem o óvulo. Usado isoladamente, não é eficaz na prevenção contra as doenças transmitidas sexualmente, nem para evitar a gravidez. Utilizado com o preservativo aumenta em muito a eficácia.

Exantema

Erupção da pele, de cor vermelha.
Falso-negativo
Análise serológica cujo resultado se revela negativo embora a pessoa esteja infectada. Este resultado pode dever-se ao facto de o doente ainda não ter desenvolvido anticorpos (durante o chamado período janela) ou de a doença estar já num estado demasiado avançado que o organismo se torna incapaz de produzir anticorpos.

Falso-positivo
Análise serológica cujo resultado se revela positivo embora a pessoa não esteja infectada. Este resultado surge algumas vezes nos testes de triagem do tipo ELISA (entre três a 15 por cento), podendo surgir associado a outras infecções intercorrentes. A realização de um teste de Wester blot (teste de confirmação) exclui a existência de infecção pelo VIH.

Gânglios linfáticos
Formação correspondente a cada uma das dilatações que aparecem no trajecto de vasos linfáticos.
Gastrointestinal
O mesmo que gastrintestinal. Referente aos órgãos do aparelho digestivo.

Glóbulos brancos (Leucócitos)
Células sanguíneas que têm origem na medula óssea e formam os constituintes básicos do sistema imunológico humano.
Glóbulos vermelhos (Eritrócitos)
Células sanguíneas que, a partir dos pulmões, levam a todo o organismo oxigénio. A sua cor vermelha deve-se à presença da hemoglobina.
GRID
Sigla de «Gay-related Immune Deficiency», nome pelo qual a SIDA era conhecida, após a descoberta dos primeiros casos, quando os investigadores julgavam que a doença só afectava homens homossexuais.

Hemofilia
Doença hereditária que significa a ausência de uma das proteínas responsáveis pelo processo de coagulação do sangue (FACTOR VIII), o que facilita a ocorrência de hemorragias. Os hemofílicos precisam de receber periodicamente transfusões de sangue para normalizar a coagulação sanguínea.

Hematúria
Presença de sangue na urina.

HIV

Sigla de «Human Immunodeficiency Vírus» (Vírus da Imunodeficiência Humana)

Ideação

Doença do foro psiquiátrico que pode revelar-se numa mania da perseguição ou numa tendência suicida.

Imunidade
Resistência natural ou adquirida a uma doença, proporcionada pelo sistema imunológico. A imunidade pode ser parcial ou completa, específica ou não específica, de longa duração ou temporária.

Imunização
O processo de proporcionar imunidade. Chama-se imunização activa quando é administrado um antigénio (vacina) para permitir ao sistema imunológico evitar a infecção quando entra em contacto com o agente infeccioso. Chama-se imunização passiva quando se administram directamente anticorpos para combater a infecção.

Imunodeficiência
Incapacidade de resistir a infecções por deficiência, congénita ou adquirida, do sistema imunológico.

Imunodepressão

O mesmo que imunossupressão. Diminuição ou supressão das reacções imunológicas do organismo, que pode ser devida a infecção ou ser obtida através de meios terapêuticos.

Inibidores da Transcriptase Reversa (RTI)
Conjunto de medicamentos usados no tratamento dos seropositivos que actua sobre a enzima transcriptase reversa do VIH e que podem ser do tipo nucleósidos (ver NRTI) e não-nucleósidos (ver NNRTI).
Integrase
Uma das três enzimas que o VIH utiliza no seu ciclo de reprodução.
in vitro
Nome dado às experiências feitas em laboratório, num tubo ou proveta, para estudar processos e reacções dos organismos vivos, mas sem os utilizar na análise.

Lentivírus

Retrovírus de crescimento lento.

Licor
Solução ou soluto.

Linfa
Líquido esbranquiçado, ou levemente amarelado ou rosado, em circulação nos vasos linfáticos, que é constituído essencialmente pelo plasma e por glóbulos brancos.
Linfócitos
Células do sangue presentes no tecido conjuntivo, directamente relacionados com o sistema imunológico. Um dos tipos de Leucócitos ou Glóbulos Brancos. Podem ser de dois tipos: B (Bursa de Fabrícius) e T (Timo).
Linfóides
Pertencente ou relativo aos gânglios linfáticos ou à linfa.

Lípidos
Substâncias orgânicas cujas moléculas de base são os ácidos gordos.

Lipodistrofia

Alteração do metabolismo dos lípidos que resulta em alteração da distribuição de gordura no organismo.

Macrófagos

Um dos tipos de Leucócitos ou Glóbulos Brancos. Células do sistema imunológico. São uma espécie de super-células que atacam e digerem uma grande diversidade de elementos, como restos celulares, substâncias estranhas e bactérias. Encontram-se em quase todos os tecidos do corpo e são derivados dos monócitos do sangue periférico.

Micróbio
Ser vivo, animal ou vegetal, de dimensões tão pequenas que só pode ser visto com um microscópio.
Microorganismo
Organismo, animal ou vegetal, de dimensões microscópicas.
Miopatia
Qualquer doença relacionada com os músculos.

NRTI

Sigla, em inglês, de «Nucleoside Reverse Transcriptase Inhibitor» (Inibidores Nucleósidos da Transcriptase Reversa).

NNRTI

Sigla, em inglês, de «Non-Nucleoside Reverse Transcriptase Inhibitor» (Inibidores Não-Nucleósidos da Transcriptase Reversa).

Organização Mundial de Saúde
Nascida, oficialmente, a 24 de Outubro de 1945, data em que a sua Carta foi assinada pela maioria dos 51 Estados Membros fundadores, tem por objectivo a união de todas as nações do mundo em prol da paz e do desenvolvimento, com base nos princípios de justiça, dignidade humana e bem-estar de todos. Actualmente, é composta por 189 estados-membros (www.who.int).

Parestesia

Alteração da sensibilidade (sensação de formigueiro, picadelas, queimadura, etc).

Patologia
Parte da medicina que estuda as origens, sintomas e natureza das doenças. Pode, também, ser sinónimo de doença.

PCR

Sigla do inglês «Polimerase Chain Reaction», isto é: Reacção de Polimerização em Cadeia. É um método laboratorial que permite detectar a presença do vírus no sangue, amplificando o seu genoma. É a metodologia mais sensível e específica, disponível até o momento para a análise de genes e seus transcritos.

Plasma
Parte líquida do sangue de onde foram retiradas as células vermelhas e brancas e de onde foi interrompido o processo de coagulação.
Polimerase
Ver PCR

Protease

Uma das enzimas que o VIH utiliza para se replicar.
Proteína
Composto orgânico que forma um dos elementos básicos dos organismos animais e vegetais. É constituída por carbono, oxigénio, hidrogénio, azoto, e, por vezes, enxofre e fósforo.

Protozoário
Ser constituído por uma única célula

Replicação vírica
Reprodução do vírus.

Retrovírus

Família a que pertence o Vírus da Imunodeficiência Adquirida. Tipo de vírus que, para se reproduzir, desencadeia um processo de conversão reversa de seu material genético, utilizando uma enzima específica (transcriptase reversa) e outras enzimas das células do indivíduo infectado.

Salmonella

Bactéria que se aloja nos intestinos do Homem e de outros animais, do género Salmonella, que é o agente das salmoneloses.
Sarcoma de Kaposi
Tipo raro de cancro que acomete os doentes com SIDA sendo a pele o local mais frequentemente atingido.
Secreções vaginais
Fluidos produzidos por glândulas anexas ao aparelho reprodutor feminino e que servem para lubrificar a vagina.

Sémen
Fluído composto de espermatozóides e outras secreções produzidas por glândulas anexas ao aparelho reprodutor masculino.

Seropositivo
Pessoa infectada pelo VIH.

SIDA
Acrónimo de Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, doença que pode ser mortal, causada por um vírus que é transmitido por via sexual, através de transfusões de sangue ou por agulhas e objectos contaminadas e da mãe para o filho, durante a gravidez, o parto ou, através da amamentação.
Síndrome
Conjunto bem determinado de sintomas e sinais que não caracterizam necessariamente uma só doença, mas um grupo de doenças.

Sintoma
Manifestação subjectiva que pode dar indicações sobre uma doença.

Sistema imunológico
Parte do organismo que assegura a defesa contra ataques de agentes infecciosos.

Sistema linfático
Conjunto de vasos que ajuda o sistema vascular sanguíneo na remoção de impurezas. Distribui pelo corpo as gorduras recolhidas nos intestinos, e contribui para o funcionamento dos mecanismos de defesa do organismo.

SIV

Sigla, em inglês, de «Simian Immunodeficiency Vírus» (Vírus da Imunodeficiência dos Símios).

Soro
Parte líquida do sangue da qual foram retiradas as células brancas, vermelhas e as substâncias de coagulação.

Terapêutica combinada
Tratamento com dois ou três medicamentos anti-retrovíricos, em simultâneo, o que significa tomar várias cápsulas ou comprimidos por dia. A indicação do número de medicamentos e a sua posologia devem ser sempre determinadas pelo médico, segundo o estado clínico, a carga vírica e o número de células CD4 do doente.

Testes serológicos
Análises ao soro destinadas a detectarem a presença de anticorpos contra determinado antigénio.

Toxoplasmose
Doença causada por um protozoário, denominado Toxoplasma gondii. Pode infectar mamíferos em geral.
Transcriptase reversa
Uma das enzimas essenciais à reprodução do VIH. Encontra-se apenas em retrovírus (vírus com genoma de ARN) e foi descoberta em 1970.

UNAIDS
Acrónimo de «Joint United Nations Programme on HIV/AIDS», isto é: Programa Internacional de Combate à SIDA, participado pela Organização Mundial de Saúde ( www.unaids.org).

Vacina
Substância biológica, preparada com agentes infecciosos ou por recombinação genética, que impede o desenvolvimento de doenças provocadas pelos agentes infecciosos de que é constituída.

VIH
Sigla de Vírus da Imunodeficiência Humana, o microorganismo que provoca a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA).

Vírus
Microorganismo infeccioso, geralmente constituído por uma molécula de ácido nucléico revestida de proteínas. Sem metabolismo independente e apenas conseguindo reproduzir-se no interior das células vivas do organismo hospedeiro, este agente infeccioso é o causador de inúmeras doenças contagiosas.

Vitamina
Substância sem qualquer valor energético, mas indispensável ao bom funcionamento do organismo. É fornecida através dos alimentos ou por via medicamentosa.
VIS
Sigla de Vírus da Imunodeficiência Símia. Um vírus semelhante ao VIH que infecta macacos e causa uma doença semelhante à sida em algumas espécies.

7 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though
you relied on the video to make your point. You clearly know
what youre talking about, why throw away your intelligence
on just posting videos to your weblog when you could be giving us something
informative to read?
my web site - lanautica

Sunday, December 30, 2012 at 5:18:00 AM PST

 
Anonymous Anonymous said...

Hello there! Do you know if they make any plugins to protect against hackers?
I'm kinda paranoid about losing everything I've worked hard on.
Any recommendations?
my site :: mortgage help

Friday, January 4, 2013 at 4:30:00 AM PST

 
Anonymous Anonymous said...

Malaysia & Singapore & brunei finest internet blogshop for wholesale & supply korean add-ons,
earrings, earstuds, pendant, rings, bracelet, hair & trinket add-ons.
Offer 35 % wholesale price cut. Ship Worldwide
Also see my page :: music promotion

Thursday, January 10, 2013 at 1:58:00 AM PST

 
Anonymous Anonymous said...

Hi to all, how is everything, I think every one is getting more from this site, and your views are good
for new users.

Feel free to visit my web page ... iklan gratis

Monday, March 18, 2013 at 8:36:00 AM PDT

 
Anonymous Anonymous said...

Hmm it looks like your website ate my first comment (it was super long) so I guess I'll just sum it up what I wrote and say, I'm
thoroughly enjoying your blog. I too am an aspiring
blog writer but I'm still new to everything. Do you have any points for newbie blog writers? I'd really
appreciate it. ageless male - ageless male review fda - www.smtp.mercuryseattle.com

Also visit my blog post :: http://www.kyleacademy.org.uk

Friday, April 26, 2013 at 2:36:00 PM PDT

 
Anonymous Anonymous said...

Hi there friends, its impressive post regarding cultureand fully
defined, keep it up all the time.

Feel free to surf to my website; pre-wedding photography

Saturday, October 12, 2013 at 6:39:00 PM PDT

 
Blogger TRISHA NELSON said...

Sou Trisha Nelson, dos EUA. Contraí o HIV 4 anos atrás, meu médico me disse que não há cura possível para o HIV / AIDS. Comecei a tomar meus ARVs, meu CD4 era de 77 e a carga viral era de 112.450. Eu pesquisei um remédio de ervas e vi o Dr. James Herbal remédio misto, também vi muitos depoimentos sobre ele sobre como ele usa Seu remédio de ervas fortes para curar HIV / AIDS e outras doenças. Entrei em contato com ele e contei-lhe meus problemas, ele me disse para não me preocupar mais que eu me beneficiasse e me curasse de seu fitoterápico para HIV / Aids. Nunca duvidei Dele porque acreditava que serei curado, pois a natureza tem o poder de curar todos os tipos de doenças quando o fitoterápico é usado nas proporções certas. Ele preparou sua bebida à base de ervas e me mandou pelo serviço de correio Speed, e eu tomei por 3 semanas de manhã e à noite em uma quantidade que ele me disse, depois disso, fui fazer um check-up e fiquei curado do HIV . Sua mistura de ervas NÃO TEM EFEITO COLATERAL E É FÁCIL DE BEBER, não há dieta especial quando se toma a mistura de ervas do Dr. James. Ele me disse que conseguiu curas para doenças como doença de Alzheimer, câncer, transtorno bipolar, herpes, hepatite, esquizofrenia, fibromialgia. Doença de Dupuytren, Neoplásica, Diabetes, Doença celíaca, Antipatia Amilóide Cerebral, HPV, Ereção Fraca, Removedor de Verrugas. Ataxia, Artrite, Esclerose Lateral Amiotrófica, Carcinoma Adrenocortical. Asma, Alérgica, Removedor de verrugas, Melanoma, Parkinson, dermatite peitoral, tireóide, HPV, ALS, DOENÇAS RENAS, SHINGLES. Pile, você pode entrar em contato com ele em seu endereço de e-mail @ drjamesherbalmix@gmail.com

Wednesday, November 25, 2020 at 8:45:00 PM PST

 

Post a Comment

<< Home